Projeto de alunos do Eniac transformam bitucas de cigarro em adubo

eniac

No próximo domingo, dia 5, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Colégio e Faculdade Eniac, lançou o Projeto “Bituqueira”, do Curso de Gestão Ambiental, que trata do descarte das bitucas de cigarro.

O objetivo é minimizar os impactos negativos das bitucas jogadas no meio ambiente. Assim, os alunos do 3º Semestre do curso instalaram bituqueiras-lixeiras próprias para os filtros de cigarro em pontos estratégicos da Faculdade Eniac, no intuito de deixar o local mais limpo e saudável.

Coletadas e encaminhadas para reciclagem, os restos de fumo e os papéis das bitucas serão utilizadas como adubo e os filtros farão parte de uma manta de sustentação para o processo de hidrossemeadura em áreas degradadas. A Hidrossemeadura é uma tecnologia relativamente nova, que utiliza equipamentos hidráulicos para o plantio de sementes. Devido à umidade aumentada no solo, germinação e brotação das sementes é mais rápida do que no método tradicional.

O projeto surgiu através de estudos em sala de aula, onde o grupo e professores observou a importância de se realizar este trabalho. “Esperamos colaborar da melhor maneira possível, e que todos os fumantes colaborem para que o ambiente permaneça sempre limpo e saudável, para sociedade e o meio Ambiente, este tão importante para nossa sobrevivência”, disse o aluno José Adriano.

 

Lucas Canosa

Nascido em 11 de Setembro de 1992. Estuda jornalismo na Universidade Nove de Julho e trabalha em uma empresa do ramo financeiro, porém, dentro do ramo jornalístico, faz coberturas esportivas desde 2009, quando ingressou na Rádio Vic, em que era comentarista de um programa chamado “A hora do Esporte”. Posteriormente, na mesma rádio, apresentou o humorístico “Programa Cério”. Em junho de 2009, paralelo ao esporte, fundou o “Batalha do Ibope”, site consolidado sobre notícias da TV. Nele fazia análises dos acontecimentos televisivos e coberturas de eventos importantes no ramo, dentre eles o “Teleton”. Escreve para o site Esporte Guarulhos e é um dos apresentadores do programa “Onde a Coruja Dorme”, na Rádio Show do Esporte. Em 2014, fundou o site Bastidores da Informação. Em 2016, ingressou no projeto do Jornal Ponto de Encontro, onde é editor-chefe.