Liga Nacional de Handebol tem início nesta semana com novo formato

Foto: diariodesantamaria.clickrbs.com.br
Foto: diariodesantamaria.clickrbs.com.br

A partir da próxima sexta-feira, 26, tem início a Liga Nacional de Handebol, tanto no feminino, quanto no masculino. Em novo formato para a temporada de 2016, as Ligas contam com maior número de equipes e buscam promover o intercâmbio entre todas as regiões do Brasil.

Para a atual temporada, a Liga será  dividida em três Conferências. A primeira abrange as equipes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste; a segunda, abrange as equipes da região Nordeste e, por fim, a terceira pertence as equipes da região Norte. Na primeira fase, as equipes jogam entre si dentro de suas Conferências, apenas com as equipes da própria região. Posteriormente, cruzamentos entre equipes de regiões diferentes só acontecerão na fase Quartas de Final. As Semifinais e a grande decisão serão em local único, ainda a ser definido pela Confederação Brasileira de Handebol.

Foto: handeboltaubate.wordpress.com
Foto: handeboltaubate.wordpress.com

A Liga Nacional Masculina conta com 31 equipes, sendo 15 do Nordeste, 8 do Norte e mais 8 do Sul/Sudeste/Centro-Oeste. Na disputa, a Conferência Nordeste terá quatro grupos, onde as duas melhores equipes de cada grupo avançam para o mata-mata da própria região, onde os dois primeiros passam para a fase seguinte. A Conferência Norte segue o mesmo critério, mas somente com dois grupos. Já a Conferência Sul/Sudeste / Centro-Oeste será disputada no formato de pontos corridos, onde as quatro melhores equipes avançam para a fase eliminatória.

Na Liga Nacional Feminina conta com 20 times, sendo 8 da região Norte, 7 do Nordeste e 5 do Sul/ Sudeste/Centro-Oeste e o modelo de disputa será igual ao do masculino. A única diferença é que a região Nordeste terá apenas dois grupos.