Prefeito Guti inaugura primeira etapa da reforma do HMU

Foto: Fábio Nunes Teixeira
Foto: Fábio Nunes Teixeira

O prefeito Guti, ao lado do vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Alexandre Zeitune, e do secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho, inaugurou na manhã da última quinta-feira, dia 20, a primeira etapa da reforma do Hospital Municipal de Urgências (HMU). Desde o último mês de maio, o local passou a ser administrado pelo Instituto Gerir, responsável pelas obras de reformulação.

O hospital, localizado na Avenida Tiradentes, 3391, em Guarulhos, iniciou uma nova fase de sua longa história. “Essa é só a primeira etapa das melhorias. Uma amostra da transformação deste hospital”, destacou o prefeito Guti.

Com a conclusão das obras dessa fase da reforma, o HMU ganhou uma ampla e moderna recepção humanizada, conforme indica a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e uma área para classificação de risco, setor que irá direcionar cada paciente para o atendimento adequado. 

Outra melhoria implantada foi a nova sala de exames, com tomografia computadorizada e raio-X. Além disso, o hospital passou a contar com uma Ouvidoria Ativa, que funcionará em sala acessível e visível, com quatro ouvidores e atendimento 24 horas por dia, sendo um canal direto da população com o hospital. As reclamações e sugestões apresentadas ao setor serão respondidas aos usuários com rapidez e exatidão.

Foto: Fábio Nunes Teixeira
Foto: Fábio Nunes Teixeira

O acesso das visitas também foi humanizado. Em vez entrar no hospital por uma área externa, se submetendo às condições climáticas adversas, agora os familiares e visitantes percorrerão um trajeto coberto, que integra os módulos do hospital. “Em uma das madrugadas, acompanhando o prefeito Guti, estive no HMU e confirmei que tínhamos a importante missão de realizar muitas melhorias no local”, lembrou o vice-prefeito, Alexandre Zeitune.

Da mesma forma, o secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho, que trabalhou como médico no hospital por dez anos, disse que antes o HMU era motivo de constrangimento para a Saúde do município e para a classe médica, o que mudou no governo atual. “Essa reformulação do hospital é resultado de muita determinação, arrojo, coragem, ousadia, experiência, vivência e sonho nascido na cidade. É compromisso com Guarulhos e parceria séria”, ressaltou.

A próxima etapa de obras do hospital prevê a reestruturação do setor de urgência e emergência, reforma que deve ser concluída em até 100 dias. ”O HMU será um hospital público de referência no Brasil. Muita coisa já foi feita nesses primeiros seis meses de governo, mas essa etapa da reforma é nosso primeiro e o principal legado”, disse o prefeito.

Prefeitura de Guarulhos