Prefeitura realiza Encontro dos Povos Indígenas no Bosque Maia

Foto: Nícollas Ornelas
Foto: Nícollas Ornelas

Com o tema “517 anos de Reexistência: Terra, Identidade e Garantia de Direitos”, será realizado o 10º Encontro dos Povos Indígenas de Guarulhos, neste sábado e domingo (19 e 20), das 9h às 17h.  O evento será no Bosque Maia (rua Paulo Faccini, s/nº – Jardim Maia), onde haverá troca de experiência culturais, mostra e venda de artesanatos, cantos e representações simbólicas de cada povo.

A presença de vários grupos étnicos irá conferir ao espaço uma condição rara para os visitantes: a oportunidade de ouvir línguas indígenas, aprender sobre o modo de vida de cada etnia, ter contato com a espiritualidade e a medicina ancestral, conhecer e adquirir artesanatos.

Para o subsecretário da Igualdade Racial, Anderson Guimarães, ainda é comum apresentar os índios como povos antigos, que viviam da caça e da pesca, nus, em uma floresta exuberante, à beira de um rio caudaloso. “Desconstruir esse imaginário é criar as condições adequadas para garantir direitos. Assim, a realização desse Encontro é fundamental para dar maior visibilidade às várias etnias que vivem em Guarulhos”, afirmou.

O secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, entende que essa maneira de enxergar o indígena desconsidera os cinco séculos de convivência com os chamados ‘homens civilizados’. “Essa visão distorcida carrega imensa dose de preconceito. O nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade para as necessidades específicas desse segmento, previstas na Constituição Federal e em tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário”, disse.

Serviço

10º Encontro dos Povos Indígenas de Guarulhos – “517 anos de Reexistência: Terra, Identidade e Garantia de Direitos”

Datas: Dias 19 e 20 de agosto, sábado e domingo, das 9h às 17h.

Local: Tenda do Bosque Maia – Avenida Paulo Faccini, s/nº – Jardim Maia