Exposição celebra os 84 anos do criador da Olimpíada Colegial Guarulhense

Foto: PMG
Foto: PMG

Nesta quarta-feira (20), os 84 anos de vida do esportista João da Costa Freitas, um dos idealizadores da Olimpíada Colegial Guarulhense, foram celebrados na abertura da exposição “O que fez do esporte o sentido da confraternização”, no Salão de Artes do Adamastor Centro. O secretário da Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Alexandre Zeitune, prestigiou o homenageado, numa cerimônia repleta de lembranças e histórias sobre o percurso profissional do professor Joãozinho.

“Quando falamos do cidadão pleno, pensamos em alguém que não vive apenas a teoria, mas as emoções e a completude de praticar um esporte. É com imensa satisfação que a cidade presta esta merecida homenagem ao professor João, pois com muita dedicação, ele e tantos outros ajudaram a construí-la e a torná-la o que hoje ela é”, parabenizou Zeitune.

João da Costa Freitas já realizou inúmeros torneios esportivos pelo Brasil, obtendo ótimas classificações em jogos abertos e regionais. Além de idealizar e participar de todas as edições da Olimpíada Colegial Guarulhense, o atleta e técnico, dedicou-se ao basquete, futebol de salão e ao voleibol, e foi campeão nove vezes seguidas pela Escola Estadual Conselheiro Crispiniano.

Araci Borges, curadora da exposição e coordenadora do Arquivo Histórico Municipal, local onde o acervo permanece até o dia 20 de outubro, vibrou com a quantidade de pessoas que visitaram o Salão de Artes do Adamastor para prestar uma homenagem em vida ao esportista: “O sentimento é de uma grande alegria, de imensa satisfação por todos os desafios que foram superados para que mais pessoas possam conhecer a belíssima carreira do professor João no esporte”, comemorou Araci.

A exposição

“O que fez do esporte o sentido da confraternização” fica em exposição até o dia 20 de outubro, das 8 às 22 horas, no Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos, localizado nas dependências do Adamastor Centro.

Composto por fotos sobre a trajetória esportiva de João da Costa Freitas, a exposição apresenta cerca de 300 medalhas e 100 troféus, prêmios conquistados em disputas oficiais que ostentavam as cores da cidade de Guarulhos. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Serviço:

Exposição Comemorativa João da Costa Freitas – “O que fez do esporte o sentido da confraternização”

Período: até 20 de outubro

Horário: 8 às 20 horas

Local:Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos/Adamastor Centro

Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo

Classificação: livre

Prefeitura de Guarulhos