Prefeitura abre cinco UBS neste sábado

Foto: PMG
Foto: PMG

A abertura de Unidades Básicas de Saúde (UBS) aos sábados, com revezamento entre elas, é uma alternativa para as pessoas que trabalham e não podem buscar assistência nos dias de semana. Neste dia 23, mais cinco unidades irão funcionar das 8 às 16 horas para atender a população: UBS Jovaia, UBS Álamo, UBS Presidente Dutra, UBS Cumbica I e UBS Cumbica II.

O atendimento aos sábados beneficia tanto pacientes com consultas previamente agendadas, como também aquelas pessoas que procuram a unidade espontaneamente. Além de consultas médicas e odontológicas, são realizados testes rápido para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C, coleta de Papanicolau (exame de prevenção do colo de útero), bem como atualização de carteira de vacinação e das condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família.

Além disso, são desenvolvidas ações educativas, regularizadas questões administrativas e outras que forem necessárias. A abertura de UBS aos sábados integra o programa emergencial Saúde Agora, anunciado pelo prefeito Guti no início de maio passado. Nesse período já foram realizadas mais de 10 mil consultas médicas e 1.400 odontológicas; além de mais de 2.600 exames de prevenção do colo de útero coletados; 5.400 testes rápidos realizados; e 5.800 vacinas aplicadas.

Prefeitura de Guarulhos