Mais cinco UBS abrem neste primeiro sábado de outubro

Foto: PMG
Foto: PMG

A abertura de Unidades Básicas de Saúde (UBS) aos sábados, pelo pacote emergencial Saúde Agora, entra no seu quinto mês com o funcionamento de mais cinco UBS neste dia 7: Cavadas, Acácio, Cabuçu, Bananal e Jurema. O atendimento é realizado das 8 às 16 horas, beneficiando tanto as pessoas com consultas previamente agendadas, como aquelas que comparecem espontaneamente às unidades.

Em cinco meses, a iniciativa já realizou 11.395 consultas médicas e 1.498 odontológicas; além de 2.983 exames de prevenção do colo de útero coletados; 6.090 testes rápidos realizados; 9.767 atualizações efetuadas, sendo 1.620 do Programa Bolsa Família e 8.147 preenchimentos de cadastro E-SUS; e 6.041 vacinas aplicadas.

Além desses atendimentos, aos sábados as UBS também atualizam as condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família, desenvolvem ações educativas, regularizam questões administrativas e outras que se fizerem necessárias. “A iniciativa é muito boa, estou muito contente e satisfeita”, elogiou a dona de casa Regiane Guelfi, que passou em consulta em clínica médica e ginecologia no último sábado (30), na UBS Flor da Montanha, e já saiu da unidade com exames agendados.

Prefeitura de Guarulhos