Semana do Conhecimento mobiliza centenas de estudantes

Da Redação

Foto: PMG
Foto: PMG

A Semana do Conhecimento 2017 segue com intensa programação voltada ao desenvolvimento da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.  Nesta quinta-feira, dia 26, centenas de crianças e jovens participarão da Expo Criatividade e na sexta-feira, dia 27, além da apresentação dos projetos da Mostra de Economia Criativa haverá a cerimônia de premiação, a partir das 18h. Os eventos ocorrem no Adamastor Centro (bairro Macedo). 

Feira de Ciência 

Na terça-feira, 24, no Adamastor Centro, a exposição dos trabalhos da Feira de Ciência e Engenharia de Guarulhos também mobilizou centenas de estudantes. Diversos projetos apresentados por jovens do ensino fundamental II, ensino médio regular e técnico se destacaram.

Os estudantes abordaram temas relacionados a robótica, geração de energia eólica, mobilidade urbana, aplicação da matemática nas estratégias militares, energia atômica, astronomia, física, aviação, ciência espacial, entre outros. Com o projeto ‘A Força Invisível’, a estudante Ana Clara Ribeiro, de apenas 12 anos, explicou como pode ser possível uma aeronave levantar voo e se manter no ar mesmo pesando até centenas de toneladas. “O motor impulsiona o voo e a aerodinâmica do avião o mantém plainando, considerando que quanto maior for a velocidade, menor será a pressão”, explica.

Na palestra ‘A Matemática é para Todos’, o professor Rogério Chaparim enalteceu a importância da matéria para o desenvolvimento da civilização. “Matemática não é só somar e fazer conta. É uma ciência fundamental para a humanidade e está em tudo”, diz. Na oficina ‘A Armadilha de Medeia’, os participantes foram estimulados a desenvolver ações para evitar catástrofes naturais futuras e diante desses eventuais cenários propor soluções. “A nossa proposta é alterar o futuro, criando inovação no presente e estimulando o empreendedorismo”, comenta Nilton Machado, idealizador do jogo.

Informações

A programação geral do evento, com os horários das atividades e apresentações, está no sitehttp://semanadoconhecimento.guarulhos.sp.gov.br